Pular para o conteúdo principal

Propriedade Overflow do CSS

Abordarei nesse tutorial como e quando usar a propriedade overflow do CSS. Esta é uma propriedade simples mas que pode ser bastante útil em algumas situações.

A propriedade overflow é utilizada quando há um transbordamento de conteúdo dentro de uma div. O que eu quero dizer com isso? Quando por exemplo temos um texto que ocupa mais espaço do que a div suporta é a propriedade overflow que vai dizer o que fazer com esse conteúdo. Vamos ver isso na prática.

Primeiro crie um novo arquivo html simples para usar como exemplo:


Agora criaremos um novo arquivo css. Dei a ele o nome css.css e salvei no mesmo diretório do arquivo html:



Nesse arquivo vamos definir as propriedades da nossa div. Colocaremos uma largura(width), uma altura(heigth) e uma borda para podermos vizualizar bem o espaço ocupado pela div:


Agora voltamos ao html e colocaremos um texto qualquer dentro da div para que ele ultrapasse o tamanho da div. Também adicionaremos no cabeçalho um link para o arquivo css que criamos:


Vejamos no browser como vai ficar. Observe que o tamanho da div não é suficiente para comportar todo o seu conteúdo, fazendo com ele ultrapasse os limites da div:


Podemos resolver esse problema com a propriedade overflow usando um dos três valores possíveis. O primeiro deles é o hidden. Com ele o conteúdo que sobrar será escondido atrás da div. Para tanto, acrescentaremos a propriedade overflow com valor hidden no nosso CSS:


Veja o resultado:


O segundo valor que podemos usar é o "scroll". O scroll irá simular um iframe colocando uma barra de rolagem vertical e uma horizontal para que possamos ver o conteúdo escondido, vamos alterar o nosso CSS e ver como fica:

No browser:


Usando scroll você verá que é possível subir e descer dentro da div para vizualizar todo o seu conteúdo, mas ainda temos algo que em algumas ocasiões pode ser desagradável. Estou falando dessa barra de rolagem inferior que aparece mesmo quando ela não é necessária. Para tirá-la daí e fazer com que apareça somento quando for preciso usaremos o terceiro valor, que é o "auto":
Veja o resultado:


Como pode ver, a barra inferior sumiu e só aparecerá novamente quando for realmente necessário.

Espero ter conseguido passar de forma clara como funciona essa propriedade. Durante essa semana estarei publicando mais sobre CSS, espero que aproveitem. Qualquer dúvida ou sugestões, deixem comentários.

Fernando Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Virtualizando Mikrotik Com VirtualBox

Este texto mostra um passo-a-passo para instalar o mikrotik em uma máquina virtual do VirtualBox, seja somente para testes ou para montar realmente um servidor para a rede. Antes de iniciarmos nossa aventura é interessante visitar o site do Mikrotik e baixar uma imagem ISO que é disponibilizada no site com uma licensa full durante 24h. Iremos utilizá-la para instalar o Mikrotik. Para tanto, vá até a página de download do Mikrotik (http://www.mikrotik.com/download.html), em “select system type” escolha a opção “Other X86 platform” e em “Select Software Type” escolha "stable". Depois basta clicar em “ISO image” e baixar o arquivo. 1 – Abra o Virtual Box e clique em “Novo” para que possamos criar uma nova máquina Virtual onde será instalado o mikrotik.     2 – Irá aparecer uma tela de boas vindas, basta clicar em próximo para ir à próxima fase:     3 – Na próxima tela é dada a opção de escolher o nome da máquina virtual, o S.O. e sua respectiva versão. No campo "nome&

Traits. Novo mecanismo para reuso de código inserido no PHP 5.4.

Traits é um mecanismo para o reuso de código em linguagens que não trabalham com herança multipla, como o PHP. Foram criadas para reduzir alguma limitações da "herança simples" possibilitando o desenvolvedor a reusar conjuntos de métodos livremente em suas classes independentemente da hirarquia a qual ela pertence. Uma Trait é similar a uma classe, mas possui apenas um grupo métodos e propriedades que serão usados pelas nossas classes. Não é possível instanciar uma Trait diretamente. ela é uma adição a herança tradicional e possibilita a "composição horizontal de comportamento", que é a aplicação de membros a uma classe sem o uso de herança. Vamos a um exemplo de uso: <? php trait HelloWorld {     public function sayHello() {         echo 'Hello World!';     } } class TheWorldIsNotEnough {     use HelloWorld; // Aqui estou dizendo que minha classe usará os métodos da Trait HelloWorld } $o = new TheWorldIsNotEnough(); $o->sayHello(); ?

Gerando Planilha xls com o PHP

Neste post falo sobre este recurso que pode ser bastante útil dentro de um ambiente corporativo, onde é necessário estar gerando determinados relatários. Bem, ontem tive um probleminha, me vi diante da necessidade de gerar uma planilha do excel e não fazia idéia de como poderia fazer isso. Depois de muito estudar e pesquisar percebi que, apesar de ser algo bem simples de implementar, muita gente tem dificuldade em aprender e muitos posts que encontrei por aí simplesmente não funciona. Existem algumas formas de gerar uma planilha usando PHP. Se você procurar na internet irá encontrar várias classes já prontinhas com várias funções para auxiliar na geração da planilha. O método que vou abordar aqui é o método mais simples, vamo criar tudo na "munheca". Por incrível que parecer o código é bastante simples, veja: <?php //primeiro precisamos acrescentar alguns cabeçalhos para que o arquivo que iremos exportar um arquivo xls header("Content-type: application/vnd.ms-