Pular para o conteúdo principal

Virtualizando Mikrotik Com VirtualBox

Este texto mostra um passo-a-passo para instalar o mikrotik em uma máquina virtual do VirtualBox, seja somente para testes ou para montar realmente um servidor para a rede.
Antes de iniciarmos nossa aventura é interessante visitar o site do Mikrotik e baixar uma imagem ISO que é disponibilizada no site com uma licensa full durante 24h. Iremos utilizá-la para instalar o Mikrotik.

Para tanto, vá até a página de download do Mikrotik (http://www.mikrotik.com/download.html), em “select system type” escolha a opção “Other X86 platform” e em “Select Software Type” escolha "stable". Depois basta clicar em “ISO image” e baixar o arquivo.

1 – Abra o Virtual Box e clique em “Novo” para que possamos criar uma nova máquina Virtual onde será instalado o mikrotik.
 
 
2 – Irá aparecer uma tela de boas vindas, basta clicar em próximo para ir à próxima fase:
 
 
3 – Na próxima tela é dada a opção de escolher o nome da máquina virtual, o S.O. e sua respectiva versão. No campo "nome" digite "Mikrotik" (ou o nome que achar melhor), no campo "Sistema Operacional" escolha “Linux” e na "versão" escolha “Other Linux” como segue:
 
 
4 – Na próxima etapa iremos definir quanto de memória RAM ficará disponível para a máquina virtual. Como estou instalando o Mikrotik apenas para estudo 64MB para mim foi o suficiente. Você deve regular de acordo com a sua necessidade:
 
 
5 – Na próxima tela o Virtual Box te dá a opção de criar um novo disco rígido virtual ou usar um pré-existente. No meu caso criarei um novo:

 
6 – Novamente é mostrada uma tela de boas-vindas, só que desta vez é do assistente de criação de HDs virtuais. Apenas clique em próximo:

 
7 – Na próxima tela será perguntado a forma de armazenamento do HD que será criado. No armazenamento dinamicamente expansível o HD inicialmente terá um tamanho bem pequeno e irá crescendo conforme for necessário até chegar ao tamanho que for especificado. No caso de armazenamento de tamanho fixo o HD já terá inicialmente o tamanho que você escolher e não crescerá dinamicamente. Prefiro usar o armazenamento dinâmico:

 
8 – Na próxima tela você terá a opção de escolher o local onde o HD será salvo e o tamanho do mesmo. Deixei o local como estava, desta forma será armazenado do diretório padrão do virtual box. Configurei o tamanho do HD para 1GB:

 
9 – A próxima etapa é a última da criação do HD. São mostradas as especificações do HD e pede-se uma confirmação. Caso esteja tudo certo clique em finalizar:
 
 
10 – Agora vamos fazer umas configurações básicas da máquina virtual para instalar o Mikrotik. Vá à tela inicial do VirtualBox, selecione a máquina virtual "Mikrotik" e clique em armazenamento, como segue:

 
11 – Abaixo da controladora IDE tem o drive de CD que está com status "vazio". Clique em “Vazio”, e depois clique na pastinha do lado direito para escolher a imagem do mikrotik que será montada no drive de CD.

 
12 – Na próxima tela clique em “Acrescentar”:
 
 
13 – Ache a imagem ISO que baixamos no início, selecione-a e clique em abrir:
 
 
14 – Na próxima tela clique sobre a imagem do Mikrotik e clique em selecionar. Com isso, a imagem será montada no driver de CD da máquina virtual:

 
15 – Agora clique na aba “Rede” do lado esquerdo. Aqui não vou fazer alteração nenhuma. Estou mostrando apenas para que vejam que é possível criar várias placas de rede virtuais e até mesmo interligar máquinas virtuais com um artifício do Virtual Box que abordarei em outra ocasião. Esse mecanismo permite criar algo como se fosse um switch virtual:

 
16 – Após clicar em OK na tela anterior. Volte à tela inicial do Virtual Box, selecione a máquina virtual “Mikrotik” e clique em “Iniciar”. A máquina será executada e a tela abaixo será mostrada. Esta é a tela inicial de instalação do Mikrotik. Nela temos as opções de escolher os pacotes que iremos utilizar. Para isso basta usar as teclas de direção para posicionar o cursor em cima do pacote que queremos instalar e clicar na tecla de espaço para selecioná-lo. Além desta opção temos algumas outras, são elas:

a – Selecionar todos (para selecionar todos os pacote);

m – Com mínimo (instalará apenas o pacotes estritamente necessários para o funcionamento do sistema;

i – Iniciar a instalação;

q – Cancelar e reiniciar a máquina.


No meu caso selecionei todos os pacotes. Após selecionar os pacotes digite i para começar a instalar:

 
17 – Ele vai perguntar se quer manter a configuração antiga, digite “n”. Feito isso você será informado que os dados existentes no HD serão perdidos e será pedida uma confirmação digite "y". Feito isso, aguarde que o processo de instalação fará o resto:

 
 
18 – Ao terminar o sistema irá informar que o processo de instalação foi concluído e pedirá que você tecle "enter" para reiniciar o sistema:
 
 
19 – Antes de reiniciar o sistema é necessário desmontar a imagem do Mikrotik do drive de CD da máquina virtual. Para isso, clique em “Dispositivos” - > “Dispositivos de CD/DVD” - > "Desmontar Dispositivo de CD/DVD”. Feito isso tecle "enter" e o sistema irá iniciar e estará pronto para ser usado:

 
O usuário inicial do Mikrotik é admin e não tem senha. Entre e conheça o sistema ou aproveite este ambiente para estudos. Em breve estarei postando mais textos sobre mikrotik.


AMBIENTE USADO 
Notebook positivo com processador Celeron e 512 MB de memória RAM rodando o Windows XP com sp3;
Versão do VirtualBox: 3.1.2

Comentários

  1. TÁ CERTOO.. TÁ CERTOO TÁ CERTOO

    MAS UMA PERGUNTA QUE NÃO ME QUER CALAR...

    KKKKKKKK

    PARA QUE SERVEE?! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


    precisa responder nãooo..
    kkk num vou saber usar mesmo.. kkkkkkkkk

    bjs bjs kkk

    ResponderExcluir
  2. ja tentei instalar mais nao deu certo axo muito bom a questao do dhcp nao tem melhor q mikrotik pra mim

    ResponderExcluir
  3. usar com winbox depois, como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve acessar da mesma forma como se tivesse com uma RB... Basta atribuir um ip pra o mikrotik ou acessar pelo MAC mesmo...

      Excluir
    2. que o meu aki fica dando erro port 80

      Excluir

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião ou dúvida:

Postagens mais visitadas deste blog

Traits. Novo mecanismo para reuso de código inserido no PHP 5.4.

Traits é um mecanismo para o reuso de código em linguagens que não trabalham com herança multipla, como o PHP. Foram criadas para reduzir alguma limitações da "herança simples" possibilitando o desenvolvedor a reusar conjuntos de métodos livremente em suas classes independentemente da hirarquia a qual ela pertence. Uma Trait é similar a uma classe, mas possui apenas um grupo métodos e propriedades que serão usados pelas nossas classes. Não é possível instanciar uma Trait diretamente. ela é uma adição a herança tradicional e possibilita a "composição horizontal de comportamento", que é a aplicação de membros a uma classe sem o uso de herança. Vamos a um exemplo de uso: <? php trait HelloWorld {     public function sayHello() {         echo 'Hello World!';     } } class TheWorldIsNotEnough {     use HelloWorld; // Aqui estou dizendo que minha classe usará os métodos da Trait HelloWorld } $o = new TheWorldIsNotEnough(); $o->sayHello(); ?

Gerando Planilha xls com o PHP

Neste post falo sobre este recurso que pode ser bastante útil dentro de um ambiente corporativo, onde é necessário estar gerando determinados relatários. Bem, ontem tive um probleminha, me vi diante da necessidade de gerar uma planilha do excel e não fazia idéia de como poderia fazer isso. Depois de muito estudar e pesquisar percebi que, apesar de ser algo bem simples de implementar, muita gente tem dificuldade em aprender e muitos posts que encontrei por aí simplesmente não funciona. Existem algumas formas de gerar uma planilha usando PHP. Se você procurar na internet irá encontrar várias classes já prontinhas com várias funções para auxiliar na geração da planilha. O método que vou abordar aqui é o método mais simples, vamo criar tudo na "munheca". Por incrível que parecer o código é bastante simples, veja: <?php //primeiro precisamos acrescentar alguns cabeçalhos para que o arquivo que iremos exportar um arquivo xls header("Content-type: application/vnd.ms-