Pular para o conteúdo principal

Introdução ao apt

O apt é um sistema de gerenciamento de pacotes que te possibilita instalar, atualizar, remover pacotes de programas de forma bem mais simplificada do que se tinha quando era necessário baixar o pacote, descompactar, compilar, etc... etc...

O apt te permite instalar pacotes sem se preocupar com as suas dependências pois ele mesmo vai buscar e as instala automaticamente. Existem também algumas ferramentas gráficas para gerenciar o apt, como o synaptic e o aptitude, mas no momento falarei apenas de como usá-lo em CLI.

Além das funções citadas o apt tem também algumas outras funções, porém só abordarei os comandos básicos e mais usados.

O apt é próprio da distribuição Debian, dessa forma só é usado nela e nas distribuições que a tem como base.

O primeiro comando que quero mostrar é o "apt-get" e suas principais opções. O "apt-get", usado em conjunto com outra opção, pode atualizar, instalar, reinstalar ou excluir pacotes.

Para instalar pacotes é usado a opção install. Quando queremos instalar um pacote qualquer, digitamos no terminal o seguinte comando:

# apt-get install [nome do pacote]

Um dos principais arquivos do apt é o arquivo sources.list. Ele está localizado no diretório /etc/apt/ e é nele onde estão listados os repositórios aonde podemos encontrar os pacotes específicos para a sua distribuição. Usando a opção update com o apt-get, o apt faz uma verificação em cada um desses repositórios a procura de pacotes disponíveis e alimenta o seu banco de dados local.

Para atualizar a lista de pacotes disponíveis use o comando:

#apt-get update

Para atualizar um determinado pacote, podemos usar o comando:

#apt-get update 

E logo em seguida:

#apt-get install [nome do pacote]

Dessa forma o apt-get se limitará a atualizar o pacote, pois ele sabe que o pacote já está instalado. Outro fato é que quando a versão do pacote que você quer atualizar já é a mais nova ele mostrará uma mensagem informando isso.

Outra opção interessante é o "apt-get upgrade". Com ela é possível atualizar de uma só vez todos os pacotes do sistemas, para isso basta digitar no terminal os comandos:

#apt-get update
#apt-get upgrade

Outra opção importante é usada para remover pacotes. Quando queremos remover um pacote e junto com ele todas as suas partes, exceto os arquivos de configuração, usamos o comando:

#apt-get remove [nome do pacote]

Quando você usa a opção remove os arquivos de configuração são preservados no sistema para situações em que você venha a querer instalar novamente o pacote. Para remover o pacote por completo, junto com seus arquivos de configuração, acrescentamos a opção --purge ao nosso comando:

#apt-get remove --purge [nome do pacote]

Agora imagine que você quer instalar um programa mas não sabe o nome completo do mesmo, ou nem mesmo sabe qual programa ao certo quer instalar, mas sabe que tipo de programa é. Como descobrir um programa dentro da lista do apt? Simples! Basta usar um outro comando. O apt-cache seguido da opção search irá fazer uma busca no banco de dados do apt procurando por programas que tenham em seu nome ou descrição a palavra que você digitar como filtro. Ele deve ser usado da seguinte forma:

#apt-cache search [palavra que servirá como filtro]

Como exemplo imaginemos que queremos instalar um navegador mas não sabemos como se chamam os navegadores disponíveis para linux. Para procurar os navegadores e pacotes relacionados na lista do apt, poderiamos usar o comando dessa forma:

#apt-cache search browser

Então será mostrada uma lista de todos os pacotes na lista do apt que tenham alguma relação com a palavra passada.

Bem pessoal. É isso ae! Esses são os principais comando do apt e os mais usados também. Até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Virtualizando Mikrotik Com VirtualBox

Este texto mostra um passo-a-passo para instalar o mikrotik em uma máquina virtual do VirtualBox, seja somente para testes ou para montar realmente um servidor para a rede. Antes de iniciarmos nossa aventura é interessante visitar o site do Mikrotik e baixar uma imagem ISO que é disponibilizada no site com uma licensa full durante 24h. Iremos utilizá-la para instalar o Mikrotik. Para tanto, vá até a página de download do Mikrotik (http://www.mikrotik.com/download.html), em “select system type” escolha a opção “Other X86 platform” e em “Select Software Type” escolha "stable". Depois basta clicar em “ISO image” e baixar o arquivo. 1 – Abra o Virtual Box e clique em “Novo” para que possamos criar uma nova máquina Virtual onde será instalado o mikrotik.     2 – Irá aparecer uma tela de boas vindas, basta clicar em próximo para ir à próxima fase:     3 – Na próxima tela é dada a opção de escolher o nome da máquina virtual, o S.O. e sua respectiva versão. No campo "nome&

Traits. Novo mecanismo para reuso de código inserido no PHP 5.4.

Traits é um mecanismo para o reuso de código em linguagens que não trabalham com herança multipla, como o PHP. Foram criadas para reduzir alguma limitações da "herança simples" possibilitando o desenvolvedor a reusar conjuntos de métodos livremente em suas classes independentemente da hirarquia a qual ela pertence. Uma Trait é similar a uma classe, mas possui apenas um grupo métodos e propriedades que serão usados pelas nossas classes. Não é possível instanciar uma Trait diretamente. ela é uma adição a herança tradicional e possibilita a "composição horizontal de comportamento", que é a aplicação de membros a uma classe sem o uso de herança. Vamos a um exemplo de uso: <? php trait HelloWorld {     public function sayHello() {         echo 'Hello World!';     } } class TheWorldIsNotEnough {     use HelloWorld; // Aqui estou dizendo que minha classe usará os métodos da Trait HelloWorld } $o = new TheWorldIsNotEnough(); $o->sayHello(); ?

Gerando Planilha xls com o PHP

Neste post falo sobre este recurso que pode ser bastante útil dentro de um ambiente corporativo, onde é necessário estar gerando determinados relatários. Bem, ontem tive um probleminha, me vi diante da necessidade de gerar uma planilha do excel e não fazia idéia de como poderia fazer isso. Depois de muito estudar e pesquisar percebi que, apesar de ser algo bem simples de implementar, muita gente tem dificuldade em aprender e muitos posts que encontrei por aí simplesmente não funciona. Existem algumas formas de gerar uma planilha usando PHP. Se você procurar na internet irá encontrar várias classes já prontinhas com várias funções para auxiliar na geração da planilha. O método que vou abordar aqui é o método mais simples, vamo criar tudo na "munheca". Por incrível que parecer o código é bastante simples, veja: <?php //primeiro precisamos acrescentar alguns cabeçalhos para que o arquivo que iremos exportar um arquivo xls header("Content-type: application/vnd.ms-