Pular para o conteúdo principal

Por que usar o comando SUDO?!

Quem usa o ubuntu e outras distros baseadas em Debian já devem estar habituados a usar o comando "sudo". Embora a intenção do comando sudo seja implementar um maior nível de segurança na administração do sistema, ainda encontramos algumas pessoas que vêem o comando como desnecessário.

"sudo" vem de SuperUserDO, ou seja, fazer como super usuário. Ele é usado principalmente em distribuições derivadas do Debiam como Ubuntu, Kurumin etc... e é usado quando se quer executar um comando como se fosse o usuário root.

O sudo implementa um nível a mais de segurança. Visto que no dia-a-dia não estaremos usando o usuário root para tarefas mais corriqueiras, não há necessidadde de usar o usuário root constantemente. O sudo nos impede assim de executar algum comando por engano ou erro de digitação que poderiam comprometer todo o sistema.

Por exemplo:

Você vai excluir algum diretório e acaba esquecendo de escrever o path completo do mesmo e digita no teminal o seguinte comando:

$ rm -r /

O linux foi feito para profissionais, então, ele não faria como o Windows que ao executar um comando correspondente perguntaria se temos certeza que queremos executar esse comando, estando logado como root ele simplesmente iria excluir todo sistema de arquivos. O uso do sudo nos previne desse tipo de problema, estariamos logados com um usuário comum e como não usamos "sudo" teriamos uma mensagem de "permission denied" porque aquele diretório não nos dá permissão. Caso tivessemos colocado o diretório correto como exemplo:

$ rm -r /home/fernando/Documentos/teste/

O diretório seria excluído sem problemas pois ele nos dá permissão para isso.

Esse é apenas um exemplo mas que mostra bem as vantagens do comando sudo ao invés de ficar logado como root.

Espero ter ajudado!

Em breve estarei falando mais sobre linux aqui no blog e estarei falando de alguns tópicos mais avançados, aguardem. Estou com planos de tirar um certificação e isso vai me ajudar bastante a memorizar e treinar alguns conteúdos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Virtualizando Mikrotik Com VirtualBox

Este texto mostra um passo-a-passo para instalar o mikrotik em uma máquina virtual do VirtualBox, seja somente para testes ou para montar realmente um servidor para a rede. Antes de iniciarmos nossa aventura é interessante visitar o site do Mikrotik e baixar uma imagem ISO que é disponibilizada no site com uma licensa full durante 24h. Iremos utilizá-la para instalar o Mikrotik. Para tanto, vá até a página de download do Mikrotik (http://www.mikrotik.com/download.html), em “select system type” escolha a opção “Other X86 platform” e em “Select Software Type” escolha "stable". Depois basta clicar em “ISO image” e baixar o arquivo. 1 – Abra o Virtual Box e clique em “Novo” para que possamos criar uma nova máquina Virtual onde será instalado o mikrotik.     2 – Irá aparecer uma tela de boas vindas, basta clicar em próximo para ir à próxima fase:     3 – Na próxima tela é dada a opção de escolher o nome da máquina virtual, o S.O. e sua respectiva versão. No campo "nome&

Traits. Novo mecanismo para reuso de código inserido no PHP 5.4.

Traits é um mecanismo para o reuso de código em linguagens que não trabalham com herança multipla, como o PHP. Foram criadas para reduzir alguma limitações da "herança simples" possibilitando o desenvolvedor a reusar conjuntos de métodos livremente em suas classes independentemente da hirarquia a qual ela pertence. Uma Trait é similar a uma classe, mas possui apenas um grupo métodos e propriedades que serão usados pelas nossas classes. Não é possível instanciar uma Trait diretamente. ela é uma adição a herança tradicional e possibilita a "composição horizontal de comportamento", que é a aplicação de membros a uma classe sem o uso de herança. Vamos a um exemplo de uso: <? php trait HelloWorld {     public function sayHello() {         echo 'Hello World!';     } } class TheWorldIsNotEnough {     use HelloWorld; // Aqui estou dizendo que minha classe usará os métodos da Trait HelloWorld } $o = new TheWorldIsNotEnough(); $o->sayHello(); ?

Gerando Planilha xls com o PHP

Neste post falo sobre este recurso que pode ser bastante útil dentro de um ambiente corporativo, onde é necessário estar gerando determinados relatários. Bem, ontem tive um probleminha, me vi diante da necessidade de gerar uma planilha do excel e não fazia idéia de como poderia fazer isso. Depois de muito estudar e pesquisar percebi que, apesar de ser algo bem simples de implementar, muita gente tem dificuldade em aprender e muitos posts que encontrei por aí simplesmente não funciona. Existem algumas formas de gerar uma planilha usando PHP. Se você procurar na internet irá encontrar várias classes já prontinhas com várias funções para auxiliar na geração da planilha. O método que vou abordar aqui é o método mais simples, vamo criar tudo na "munheca". Por incrível que parecer o código é bastante simples, veja: <?php //primeiro precisamos acrescentar alguns cabeçalhos para que o arquivo que iremos exportar um arquivo xls header("Content-type: application/vnd.ms-